BRINCAR, é isso que as crianças da Educação Infantil mais gostam de fazer, ainda mais se é proporcionado aconchego, conforto, segurança, educação e bem-estar. Seja um sorriso, um olhar, um carinho, uma palavra... a todo instante buscamos alternativas para transformar o dia-a-dia de nossos pequenos em momentos de crescimento, aprendizado e harmonia. Foram com essas premissas que nossa equipe planejou cada pedacinho da nossa escola. Você é bem vindo para fazer parte da nossa Família!!!.
A Escola da Mônica é uma escola infantil que há 33 anos trabalha a serviço da educação na comunidade do bairro Passo d' Areia, criando desafios e oportunidades para que as nossas crianças possam construir o seu conhecimento. Em cada atividade desenvolvida a Escola da Mônica está presente valorizando o tempo de ser criança. Com carinho, nós participamos dos primeiros passos da vida escolar das nossas crianças: a primeira separação dos pais, as lágrimas se transformando em sorriso ao conhecer os colegas e amigos, a primeira professora que jamais será esquecida, o pátio, o joelho esfolado, os jogos e brincadeiras, a merenda, as primeiras letras e números, o primeiro dentinho trocado. Assim é a nossa escola, sempre se renovando, conduzindo com amor toda a criançada, procurando lançar um olhar atento ao desenvolvimento infantil, proporcionando um ambiente harmonioso e seguro.
Mediar o Processo Educacional de crianças a partir das primeiras fases de vida, ofertando um ambiente enriquecedor e afetivo para que, por meio de uma educação que transcende a sala de aula, os alunos possam, com descobertas e brincadeiras, construir suas próprias aprendizagens.
Ser um espaço que oferece tudo na medida exata para uma educação de excelência, em que as crianças sejam protagonistas do seu aprendizado, construindo diariamente seus conhecimentos por meio das brincadeiras e da interação entre crianças, educadores e o mundo em que estão inseridas. Nosso principal objetivo é construir alicerces e pilares, que irão transformar as crianças de hoje em adultos atuantes na sociedade e que possuem pensamento crítico.
Prezamos por profissionais qualificados que atuarão diretamente no desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicológico e motor das crianças.
Proporcionar uma metodologia que busca o desenvolvimento das aprendizagens pautadas nas descobertas por meio das brincadeiras, amor e afeto essenciais para que haja uma educação de excelência.
Desenvolver todo o nosso trabalho diário com ética e competência.
Educação de excelência que respeita a infância de nossos alunos e, por isso, é alicerçada no amor e no brincar.
desenvolve um trabalho sólido e criativo, dedicando atenção especial a todas as crianças e respeitando o ritmo de aprendizagem de cada uma. Desde sua fundação a Escola adota experiência e conceitos pedagógicos que estimulam os alunos a aprenderem brincando.
Promover a interação entre os pequenos, através do uso de atividades lúdicas, a Educação Infantil busca o desenvolvimento global da criança.
Busca ofertar diferentes desafios corporais que aliem ações cognitivas, afetivas e motoras de maneira conjunta.
Os alunos desenvolvem o vocabulário, a noção de ritmo, além de ser um momento de muita diversão.
As aulas de Inglês dirigidas pela Escola Infantil da Mônica, são pautadas nas descobertas e na brincadeira.
Auxiliar no desenvolvimento psicossocial das crianças no contexto educacional, incluindo a pré-escola
Participação das crianças na preparação dos alimentos e desenvolver sua criatividade, expressando em cada arte.
Ajuda no desenvolvimento motor e de integração, aprimorando o controle emocional e estimulando a observação.
Possibilita que as crianças desfrutem deste momento mágico com alegria e assim despertem o gosto natural pela leitura.
A Cia Lúdica atua na Escola Infantil da Mônica, ministrando oficinas lúdicas de teatro, música e movimento.
Os cardápios são elaborados mensalmente pela nutricionista, sempre oferecendo uma alimentação balanceada e saudável aos nossos alunos. Consideramos a alimentação um importante aprendizado na vida das crianças, desta forma, a alimentação está incorporada ao nosso currículo. Contamos com uma estrutura especial e equipe preparada para fornecer uma alimentação saudável e adequada para o desenvolvimento de nossos alunos.
A Escola investe na qualificação de sua equipe, buscando sempre trabalhar com profissionais capacitados, que trazem uma contribuição importante para o dia-a-dia da Escola.
O quadro de profissionais da Escola Infantil da Mônica, conta com funcionários qualificados e professores especializados,
cuja função é favorecer as relações, propiciando um desenvolvimento harmônico e saudável em nossos alunos.
Papel do líder da escola, encarregado de orquestrar a administração da instituição, o fazer pedagógico e a relação com a comunidade.
Papel do líder da escola, encarregado de orquestrar a administração da instituição, o fazer pedagógico e a relação com a comunidade.
Promove a integração dos indivíduos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem, estabelecendo de forma saudável, as relações interpessoais entre os envolvidos.
Promover uma alimentação saudável, hábitos alimentares mais saudáveis ou seja para garantir a segurança dos alimentos servidos nas escolas.
05.06 - Dia Mundial do Meio Ambiente
12.06 - Dia dos Namorados
13.06 - Dia de Santo Antônio
19.06 - Corpus Christi - FERIADO
24.06 - Dia de São João
29.06 - Dia de São Pedro
08.06 - Professora Alexandra (M2)
09.06 - Fernando (Mini)
10.06 - Alice (JB)
13.06 - Pedro Rael (M1)
13.06 - Sol (JA)
18.06 - Miguel (M2)
21.06 - Murillo (JB)
24.06 - Maria Clara (M2)
25.06 - Lorenzo (Mini)
27.06 - Beatriz (Berçário)
RESERVE ESSA DATA - Festa Junina - Dia 05/07/25 Horário: das 11h às 16h
CRONOGRAMA DO MÊS DE JUNHO/25
Unidade pedagógica: Curiosos da natureza
Campos da experiência: Eu, o outro e nós
Corpo, gestos e movimentos
Traços, sons, cores e formas
Espaços, tempos, quantidades e transformações.
Justificativa:
A curiosidade é uma das principais características da infância, sendo o motor das descobertas, das aprendizagens e do encantamento com o mundo. O projeto “Curiosos da Natureza” nasce do interesse das crianças em explorar e compreender os elementos que compõem o ambiente em que vivem, promovendo experiências significativas com a água, os animais da natureza e as diferentes paisagens do campo e da cidade.
Ao investigar “de onde vem e para onde vai a água”, as crianças ampliam sua compreensão sobre a importância desse recurso natural, seu ciclo e sua preservação. Observando os bichinhos da natureza, aprendem a respeitar e valorizar a biodiversidade presente ao seu redor, desenvolvendo um olhar sensível e investigativo. Ao compararem o campo e a cidade, podem perceber as diferenças e semelhanças entre os modos de viver, as paisagens, os sons, os cheiros e os ritmos de cada ambiente.
O projeto também se conecta com o contexto cultural, valorizando a tradição das Festas Juninas, que trazem elementos do universo rural, como a vida no campo, as danças, as comidas típicas, os trajes e os costumes, possibilitando às crianças vivenciarem e celebrarem essas manifestações populares de forma lúdica e contextualizada.
Dessa forma, o projeto contribui para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a escuta, a experimentação, o pertencimento, a valorização da cultura e o cuidado com o meio ambiente, em consonância com os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Objetivos:
1. Conhecer e compreender o ciclo da água, por meio de experiências, histórias, observações e registros, valorizando a importância da água para todos os seres vivos.
2. Identificar e diferenciar os animais terrestres, aquáticos e aéreos, reconhecendo suas características, habitats e formas de cuidado.
3. Explorar e comparar os ambientes rural e urbano, observando seus elementos, modos de vida e suas relações com a natureza.
4. Reconhecer a importância da preservação ambiental, desenvolvendo atitudes de cuidado com o meio ambiente e os seres que nele vivem.
5. Valorizar as tradições populares através da festa junina, compreendendo seus símbolos, músicas, danças, comidas típicas e a relação com a vida no campo.
6. Desenvolver a curiosidade e o espírito investigativo, através de atividades práticas, experimentos, brincadeiras, contação de histórias e rodas de conversa.
7. Ampliar o vocabulário e a expressão oral e corporal, por meio de dramatizações, canções, narrativas e vivências relacionadas aos temas do projeto.
8. Estabelecer relações entre os conteúdos explorados e a vida cotidiana da criança, promovendo o sentimento de pertencimento e responsabilidade.